quinta-feira, dezembro 06, 2012

POESIA DE CAIO F.

Poemas de Caio Fernando Abreu nunca antes publicados em livro. Um presentaço de fim de ano para os leitores que ama esse escritor que deixou sua marca na literatura brasileira.
Os poemas estavam guardados, mas a poética de Caio com a poesia era algo recorrente, não por acaso muito da matriz do seu texto vem  de uma abordagem/construção poética, ele mesmo em entrevistas dizia que lia seus textos em voz alta e gravava, para sentir a musicalidade, o clima, o ritmo, da sua prosa.
Leitor de Clarice Lispector, evidentemente que a poesia era uma de suas bases, passagens inteiras de seus contos/crônicas encontravam o molde perfeito no verso. Lançamento da editora Record, Caio F. poeta.

Eu endosso.

quarta-feira, dezembro 05, 2012

HAI-CÁBULOS

Olha aí a capa do livro Hai-Cábulos, de Andreia Laimer e Diego Petrarca, a ser lançado dia 14 na Palavraria Livros, junto com mais dois títulos, numa edição especial do projeto Dulcinéia Catadora, de São Paulo, através do edital lançado no início do ano. Capa em 2 versões. O livro traz uma bela e fundamental apresentação de Laís Chaffe. Abaixo o site oficial desse projeto artístico, poético e social: Dulcinéia Catadora, coordenado por Lúcia Santos. http://www.dulcineiacatadora.com.br/home.html


LEIA TORQUATO


domingo, dezembro 02, 2012

DÉCIO PIGNATARI

O poeta Décio Pignatari morreu de insuficiência respiratória neste domingo (2), aos 85 anos, em São Paulo. Décio foi um dos pioneiros da Poesia Concreta no Brasil, realizava experiências com a linguagem poética, incorporando recursos visuais e a fragmentação das palavras. Poeta e ensaísta, autor do livro O que é comunicação poética, uma bela apresentação de como escrever e pensar a poesia. Contribui com a renovação poética em forma e conteúdo a partir dos anos 50 e realizou experiências visuais com a palavra, sendo o responsável do desgin da palavra, também era um pensador da semiótica. Uma das principais cabeças da poesia pós moderna no Brasil. 



JANEIRO/FEVEREIRO Calendário Philips 1980



Nem só a cav
idade da boca

Nem só a língua

Nem só os dentes
e os lábios
fazem a língua
Ouça
as mãos
tecendo a língua
e sua linguagem
É a língua
têxtil

O texto
que sai das
mãos
sem palavras

HOBURACO E OS TANKAS

Bando Hoburaco na em apresentação na FAPA, leitura e projeção de Tankas. Bom encontrar por lá Rafael Martins e minha amiga de sempre Gabriela Silva ensinando a arte dos haicais, que está dentro do Tanka, sintonia melhor impossível. E o Bando Hoburaco é sensacional.