sábado, fevereiro 20, 2016

CADERNO DE POESIAS

Lançamento de Cadernos Poéticos de Maria Bethânia. Em DVD e livro. O show é composto de um híbrido de poemas e canções num mesmo espetáculo e a voz de Bethânia ora canta ora declama a poesia de livro e da canção. Aqui ela é a intérprete da palavra e deixa claro o envolvimento artístico que a cantora sempre preservou em sua carreira reunindo num mesmo ímpeto canção e poesia. 

A reunião dos autores/compositores estão num mesmo plano, exemplo: Jorge Ben Jor e Clarice Lispector estão aproximados. E Maria Bethânia com seu poder de tornar esse seu dom encantado em sua fusão  subjetiva entre poesia e música, mais que isso: a palavra viva.

Gravado ao vivo na Universidade Federal de Minas Gerais, Maria Bethânia interpreta obras literárias e musicais de grandes escritores, poetas e músicos brasileiros e portugueses, incluindo nomes como Guimarães Rosa, Dorival Caymmi, Carlos Drummond de Andrade, Fausto Fawcett, Manuel Bandeira, Ascenso Ferreira, Mário de Andrade, Capinan, Wally Salomão, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Patativa do Assaré, Luiz Gonzaga, Fernando Pessoa, Vicente Celestino, Chico Buarque, Castro Alves, Maria Isabel Velloso, Renato Teixeira, Olavo Bilac, Sofia de Melo Breyner, Geônimo, Jorge Ben Jor, Moraes Moreira, entre outros.