sexta-feira, janeiro 17, 2014

LADODENTRO ENTREVISTA: LOBÃO


Brevíssima entrevista com Lobão feita por mail em 2011. Respostas rápidas para um Lobão sempre prolixo e verborrágico. Uma tentativa de arrancar reflexões sobre a linguagem e o artesanato poético do compositor sempre antecipado pela polêmica.



Em que medida você pensa um tratamento literário para a letra da canção mesmo antes ou depois da música pronta?

Na medida em que ela precise de alguma modificação.

Você sempre menciona Julio Barroso, Cazuza, Renato Russo, como poetas da sua geração. O que um letrista deve ter para Lobão considerá-lo poético?

Ser um poeta de verdade.

De um lado Para Onde Você foi - exemplo de um lirismo precioso. Do outro lado Para o mano Caetano - violência verbal bem  articulada. Entre esses dois extremos temos o mel do melhor da poesia de Lobão. Qual dessas dicções o Lobão de hoje se afina mais?

Eu não tenho nenhum compromisso com nada que já fiz. Se já fiz, está lá. O que vem de novo não se alinha a nada. É sempre uma outra história.

 Em Me Chama, existe um texto simples, mas com duas frases em que a poesia cintila: Nem sempre se vê mágica no absurdo /Nem sempre se vê lágrima no escuro. De onde partiram essas construções? 

Vendo um filme sobre o Touro Sentado quando tentou fazer uma dança da chuva e depois de nada conseguir , concluiu: Nem sempre as mágicas  funcionam...

A disciplina é requisito básico de um bom texto. No período da escrita do seu livro/biografia, essa disciplina foi determinante ou  a criação pra você existe também no meio do caos?

Eu sou muito metódico. Acordo sempre às 5 da manhã e começo a escrever das 7 da manha  à 1 da tarde . Disciplina é tudo.

Algumas leituras poéticas essenciais na formação de Lobão.
  
Tolentino, Dante, Rabelais,  Baudelaire, Borges.

E sobre poesia? ela deve transcender a linguagem verbal?

A poesia está além de qualquer linguagem. Para encontrá-la basta percebê-la nas coisas que nos circundam.

Em seu discurso natural há picos de boa literatura, um exemplo disso eram as pérolas escritas na tela destacadas da sua fala em seu programa na MTV.  Em que medida a poesia que não se escreve por ser lida?

A poesia explode no momento em que a percebemos.. aí ela se manifesta.