quinta-feira, novembro 20, 2014

RECUO

A intervenção urbana RECUO, concebida e idealizada por Thiago Pirajira ocorreu nessa última quarta feira, 19 de novembro, no centro de Porto Alegre. O trajeto foi da Rua dos Andradas até o Mercado Público da capital. A intervenção urbana teve origem numa oficina de performance na CCMQ em que Thiago Pirajira orientou o grupo formado por Diego Petrarca, Felipe Suares, André Reali,  Juliane Senna, Júlia Rodrigues e Inês Hübner a compor o RECUO, um modo de transitar na cidade sugerindo “andar de costas” nos espaços públicos da cidade como metáfora para a ampliação do presente e como subversão da ordem e da lógica urbana. 

Um modo de desautomatizar os passos e alterar de algum modo a rotina do da cidade, o corpo subvertendo a lógica do passo  a frente e motivando outras percepções. 




 






terça-feira, novembro 18, 2014

MOSTRA REGIONAL - CRISTAL E CRUZEIRO

Mostra regional das Oficinas de Literatura das regiões Cristal e Cruzeiro ministrada por Diego Petrarca através da Descentralização da Cultura. Essa ano as duas turmas ocuparam o mesmo dia e combinaram trabalhos dinâmicos  com a linguagem. Os alunos do Cristal apresentarem o painel das cartas, gerando um mosaico do material lido e recebido em casa, dois Paginários das Cartas foram montados e o público foi convidado a escrever uma carta na hora para deixar dentro de uma caixa após ser envelopada e, em troca, levava para cara uma carta de um dos alunos/autores. 

A turma da Cruzeiro apresentou os poemas/cartazes através das dinâmica: a criação do personagem, como se guarda um segredo, além dos decretos criativos e as respostas para o Livro das Perguntas de Pablo Neruda, após o público receber as perguntas do poeta chileno em mãos pelos alunos, as respostas estavam nos cartazes pela criação da turma da Cruzeiro. Uma mostra linda em todas as áreas na Região Sul, e o encontro das duas turmas integradas nesse dia.










segunda-feira, novembro 17, 2014

SARAU NA FEIRA DO LIVRO - IEL

Registros de Lota Moncata do sarau organizado pelo Instituto Estadual Do Livro dentro da Feira do Livro de Porto Alegre no último sábado. Uma equipe de poetas de primeira dizendo os poemas de Henrique do Valle, Oliveira Silveira e Paulo Hecker Filho. Diego Petrarca colaborou com as leituras dos poemas Oráculo e  Meu Deus, de Henrique do Valle, do livro Do Lado de Dentro, 1981.