quarta-feira, março 09, 2011

CRIME NA FLORA - 1954 E 1986


O livro-poema em  prosa de Ferreira Gullar, Crime na Flora (Ou Ordem em Progresso), conforme algumas edições, celebra este ano de 2011 seu aniversário de 25 anos de publicação. E seus 57 anos de escrita. Sim, porque este livro só foi publicado 32 anos depois de sua criação.

No ano de 1954, quando foi escrito, o poeta Ferreira Gullar estava no seu impasse criativo que levaria o autor a romper com a sintaxe tradicional  e apresentação visual do poema, resultando em seu livro A Luta Corporal, que inaugura a produção poética de Gullar, embora antes ele tivesse escrito o renegado Um Pouco Acima do Chão.

 Talvez por Gullar não acreditar nas pretensões estéticas dessa obra, ou por considerá-la insuficiente em sua trajetória experimental, deixando que A Luta Corporal reunisse sua força criativa e deixasse concentrar a ruptura pretendida. No entanto, Crime na Flora explora os mesmos recursos e certamente amplia e aprofunda as questões desenvolvidas em A Luta Corporal. Escrito em prosa, soa do início ao fim como um poema, usando procedimentos comuns os gênero. Não há uma linearidade narrativa, embora haja narração, descrição, alguma menção a tempo/espaço, mas tudo isso para reforçar a expressão que se afirma poética desde o início.

Talvez Crime na Flora possa ser nomeado a prosa do poema de Ferreira Gullar. E se fosse publicado naquele ano, seria outro exemplo completo das propostas poéticas do autor. O livro está algum tempo fora de catálogo, mas é fundamental para o entendimento da poética de Gullar. A obra não consta na Poesia Completa do autor, está nesse hiato entre a prosa e a poesia, não optando por desenvolver nenhum desses gêneros mas alimentando  e enriquecendo ambos. Abaixo o trecho do livro-poema, que grita uma reedição:




A PROSA DO POEMA




Dia 16 de março inicia o novo módulo da Oficina Literária ministrada por Diego Petrarca no Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo. A turma-núcleo que seguirá é que se formou desde março de 2010, agora conhecida como o grupo Hoburaco, que terá uma participação na FestiPOA Literára desse ano. Ainda podem se inscrever novas pessoas, o total são 8 alunos. Abaixo algumas informações sobre o curso. 


RESUMO:

A Oficina Literária A Prosa da Poesia pretende desenvolver os seguintes estilos literários na escrita: conto, crônica e poesia. Desse modo, haverá uma abordagem de cada gênero, no sentido de perceber a singularidade da estrutura de cada tipo de texto. O gênero poético será abordado em sua típica estrutura textual: síntese, ritmo, em sua elaboração discursiva, e também pela utilização de figuras de linguagem: metáforas, metonímias e aliterações, mas a contribuição de aspectos da prosa, isto é, narração, descrição e diálogos estarão presentes no corpo do texto. Em linhas gerais, é a experimentação de elementos típicos da prosa para um resultado poético. Tendo como referência o livro Crime na Flora, de Ferreira Gullar, em que o autor mescla prosa e poesia para uma abordagem poética, a oficina A Prosa do Poema seguirá esse procedimento utilizando novos elementos para o mesmo resultado. O corpo do poema em prosa irá contar com a descrição, narração, diálogos e até mesmo o verso tradicional em sua elaboração discursiva.

ALGUMAS PRÁTICAS:

Entre alguns procedimentos criativos, o texto do livro mencionado (Crime na Flora) estará disponível no material de aula, na tentativa de recriação de algumas passagens dessa obra, utilizando os mesmos elementos desenvolvidos: recursos textuais da prosa e da poesia. Exercícios como o microconto, que reúne a síntese (comuns ao poema) e a prosa (contar uma história e descrever, narrar) serão realizados. A montagem de poemas visuais para o discurso convencional, o texto oprimido-opressor, no sentido de uma continuidade textual, também serão desenvolvidos em aula, assim como o poema-carta, dinâmica que utiliza recursos da prosa e da poesia, a partir de um tema, e que conta com um emissor e receptor. O processo de transcriação, recriação de textos de outros autores, contando seus procedimentos criativos e respeitando seus temas e propriedades do discurso, será uma forma de tentar o domínio de um discurso próprio através do olhar do outro autor. A oficina irá contar com a participação de alguns escritores que vão sugerir temas para desenvolver através das dinâmicas trabalhadas em aula.

Horário: 18:00 as 20:00
Datas-  Quartas Feiras
Março - 16 - 23 - 30
Abril - 6 - 13- 20- 27
Maio - 4 - 11- 18- 25
Junho - 1- 8 - 15 - 22
Local: Centro Cultural Érico Veríssimo - Andradas 1223 - 6º andar