quinta-feira, novembro 13, 2014

MANOEL DE BARROS VIROU PÁSSARO

Aprendi com ele (entre muitos ensinamentos) que a poesia desinventa.


Tratado geral das grandezas do ínfimo

A poesia está guardada nas palavras — é tudo que eu sei.
Meu fado é o de não saber quase tudo.
Sobre o nada eu tenho profundidades.
Não tenho conexões com a realidade.
Poderoso para mim não é aquele que descobre ouro.
Para mim poderoso é aquele que descobre as insignificâncias (do mundo e as nossas).
Por essa pequena sentença me elogiaram de imbecil.
Fiquei emocionado.
Sou fraco para elogios


Ladodentro Entrevista Manoel de Barros

domingo, novembro 09, 2014

BATE PAPO COM TONINHO VAZ - BIO DE TORQUATO NETO

 Encontro promovido pela Feira Além da Feira e a Festipoa Revisitada na Palavraria Livros, no dia 8 de novembro, com Diego Petrarca e Toninho Vaz, sobre a biografia relançada do poeta Torquato Neto. O autor Toninho Vaz relembrou histórias de Torquato Neto e o situou como poeta e personalidade artística no Brasil.  Paulo Leminski (que Toninho também biografou) e outros parceiros de Torquato também foram citados. 

Destaque ao jornalista Vanderlei Cunha, que recententemente divulgou uma entrevista com Torquato em seu acervo que revelou a para todos o registro da voz do poeta nunca antes encontrada. Dia 9 de novembro Torquato Neto completaria 70 anos e dia 8 de novembro, dia do bate papo, completaram-se 42 anos do sua partida.  Um super encontro de admiradores e especialistas da obra do nosso poeta da Geleia Geral.







AUTOR PRESENTE NA UERGS

Encontro ontem na UERGS através do projeto Autor Presente do Instituto Estadual Do Livro, reflexões sobre leitura e escrita literária para alunos e educadores, com a participação de Diego Petrarca ao lado de Marília Fichtner e Jussara Mello, além da bela recepção de Ana Carolina Martins. No final, foi produzido um poema coletivo para fechar a participação de Diego Petrarca.