sexta-feira, abril 09, 2010

OFICINAS LITERÁRIAS



Dia 31 de março de 2010 iniciou a Oficina Literária, ministrada por Diego Petrarca, no Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo. O curso tem 10 encontros de 2 horas e se estende até o mês de junho. A oficina pretende estimular a produção inventiva do texto, a partir de técnicas e exercícios que possam realizar a criação de uma escrita que não seja concebida com as formas convencionais de produção textual. Os alunos serão convidados a usar a imaginação e o aspecto lúdico na realização de um texto. Fechamos uma turma pequena, alguns alunos já frequentaram outras oficinas, incluisve com o mesmo ministrante, como na Feira do Livro e em outros lugares. A turma tem um super potencial de produção, o que colabora com o bom desempenho das aulas para seguirmos a oficina.

E nesse sábado, dia 10 de abril, recomeçam as oficinas da Descentralização da Cultura. Aos sábados de tarde, como no ano passado, haverá oficina na Bom Jesus, dando continuidade ao trabalho do ano anterior, em que lançamos o livro Anômalos. A oficina da outra região, a Cruzeiro, inicialmente está marcada par começar dia 23 de abril, nas quintas de tarde.

Apesar dos perfis de turma serem diferentes, a surpresa do ato criativo com a palavra é sempre a mesma vibração, descoberta, do prazer iventivo da palavra escrita. E, do mesmo modo, o ministrante da oficina vê cada novo texto criado como uma nova vida que sai das mentes, mãos e corações dos alunos não apenas exempos de talentos, mas de sensibilidades verbais.

domingo, abril 04, 2010

MANUSCRITO DE RENATO RUSSO


Dia 27 de março de 2010 Renato Russo completaria 50 anos. A letra da canção Hoje, de 1994, foi composta por Renato para Leila Pinheiro gravar. A canção acabou sendo registrada pela cantora junto com o autor da letra e saiu no CD Presente, de 2003.