quarta-feira, novembro 11, 2009

SARAU BEAT NA FEIRA


No dia 09 de novembro de 2009, na Feira do Livro de Porto Alegre, aconteceu o sarau Os Beats Batem Lata, na Tenda da Pasárgada. Diego Petrarca, Andréia Laimer, Cris Cubas e Lorenzo Ribas, lerem autores da literatura beat norte americana aproximando-os de algumas temáticas comuns a autores latinos. Ginsberg, Galeano, Kerouac, PivaAgrippino de Paula, Leminski, Wally Salomão e Ferlinghetti, foram alguns dos literatos lidos na noite de segunda-feira. O sarau, entre leituras e comentários, durou pouco mais de uma hora e recebeu um bom público para a proposta do evento.






Talvez essa costura Beat com autores latinos soe estranha a princípio, porém, eu próprio, assim como os colegas de sarau, reconhecemos coincidências nessas aproximações: a postura beat é comum a recusa latina a uma certa ordem norte americana. Por aí foi nosso fio. E do mesmo modo que Galeano soe demasiadamente político num sarau literário, o comportamento de autores  beats também americanos aponta uma concepção estética mais do que política. Como se uma certa tendência a esquerda encontrasse dicção a um olhar marginal, produzindo um resultado onde importa mais a linguagem do que o discurso politiqueiro. A ideia da recusa existe tanto na poesia beat como nas ideologias da esquerda latina. O sarau foi apresentado dessa forma. Por fim, palma e plumas de uma platéia atenta e ao mesmo tempo sedenta por mais leveza.






segunda-feira, novembro 09, 2009

NO BUS


A Coordenação do Livro da Prefeitura de Porto Alegre divulgou os autores que estarão na edição de 2009 dos Poemas no ÔnibusDiego Petrarca está entre eles. Em 2010, os poemas passam a circular. Em 2008 o poema Mais que a sede também circulou entre os coletivos da cidade.

Além do cartaz no ônibus, é também lançada uma antologia com os poemas escolhidos.