quinta-feira, outubro 22, 2009

AGORA É QUE SÃO ELAS - 25 ANOS

O livro Agora é que são elas, lançado em 1984, por Paulo Leminski, está completando 25 anos. Aqui vai uma mínima mostra do que é essa maravilha criativa em termos de linguagem e des-estrutura na concepção de um romance. Abaixo, a  capa e um trecho do livro.


— A glória é o aplauso dos pais, disse Propp, me dando um tapinha na bunda, e me impelindo para o salão, onde entrei sob cataratas de palmas, que agradeci comovido, até descobrir. Eram para Norma, que descia as escadas, lá vai ela deliciar os presentes com tudo o que cantava.

— Enfim, alguma coisa acontece nesta festa, ouvi uma senhora dizer ao meu lado, perua esticando o pescoço para a banda do vento donde vinha carne fresca.

Nesse momento, o cheiro de coisa queimada, e senti como é duro o caminho até lá, até a sabedoria, se é que essa porra existe.


[parte 4, capítulo 15 Agora é que são elas]

LEMINSKEROUAC




vida e morte
amor e dúvida
dor e sorte

quem for louco
que volte

p.leminski

Dois poetas esse ano são lembrados por suas partidas: Paulo Leminski e Jack Kerouac. Leminski em 1989 e Kerouac em 1969. 20 e 40 anos eternizam esses dois poetas nesse 2009. A propósito, no Itaú Cultural, em Sampa, está ocorrendo uma mostra sobre Leminski, o link abaixo dá uma provinha:


Lembrar da ida desses dois autores, dois poetas tão ligados a seu tempo e responsáveis por caminhos que a poesia de hoje persegue, e lembrar também da obra e importância dessas mentes geniais, fundamentais para uma formação/informação poética contemporânea.


COMPORTAMENTO


O poema Comportamento saiu na ZH  dessa quinta-feira, 22 de outubro.  O texto integra a série que está compondo o volume Vinte 9. Abaixo, devidamente agrupados, três poemas que compõe Vinte 9 já publicados. Uma mostra singela do que está previsto nos poemas novos, inéditos e outros nem tanto.