domingo, fevereiro 08, 2009

PASTA ROSA





Eis que chega às livrarias do Brasil o livro Antigos e Soltos, a chamada Pasta Rosa de Ana Cristina Cesar. Trata-se daquilo que a poeta carioca deixou de publicar em livro, suas sobras de gaveta.

Além disso o material é um super documento do modo de produção de Ana C., fragmentada, rabiscada, reescrita, manuscrita. Interessante é que o projeto gráfico respeita os originais datilografados e escritos a mão pelo fato de estarem facsimilados com uma nitidez incrível. Vejo o livro como um grande álbum, um livro de arte literária, da genética de um texto, de um poema, no ato primeiro de sua criação.

A força expressiva está no reconhecimento da matriz do texto, o gesto quase físico de escrever na máquina, de escrever a mão. O texto final aparece ao lado, para o leitor poder sentir a peça literária ali presente, mas mais do que isso é a sensação de ver o texto-poema concebido quase cruamente aos olhos do leitor. O que estava no fundo da gaveta inacabado, disforme, desmontado, agora é peça estética.

Ana Cristina Cesar reaparece com esse peso escrito manuscrito, nos devolvendo a sua grande força poética que reconhecemos em seus livros. Muitos inéditos, muitos poemas possíveis, que se encerram no seu processo criativo.

A Pasta Rosa é o dossiê Ana C.
Em gesto
em cheiro
em escritura
em rabisco:

em poesia

MESTRADO

No dia 22 de janeiro de 2009, as 18:30, numa quinta-feira (nasci também nesse dia da semana)defendi minha tese de Mestrado na PUCRS. Estava um dia lindo. O título da dissertação era A Escrita da Cidade na Poesia Moderna. O trabalho foi dividido em parte teórica e parte criativa, onde estava inserido o meu livro de poemas Cidade Cidades. O eixo em que estou inserido permitia que, no corpo da dissertação, estivesse incluído um texto literário. A defesa durou cerca de 2 horas. Estavam presentes, além de pessoas da minha família, alguns amigos e colegas: talvez umas 15 pessoas, um pouco mais, um pouco menos. Evidentemente que nos primeiros minutos de apresentação fiquei meio tenso, mas logo passou, depois de alguns longos goles de água. No decorrer da apresentação expliquei meu processo de montar o texto, os capítulos, os livros utilizados, a teoria aplicada.

Do mesmo modo, falei sobre a ideia do livro que preparei especialmente para compor a dissertação. A banca foi composta por Ana Mello (minha orientadora), Antonio Sanseverino (que convidei para a mesa) e Luiz Antonio de Assis Brasil (responsável pela inserção do eixo escrita criativa no mestrado). Alguns reparos foram feitos a respeito do texto, não foram poucos. Alguns aceitos sem a chance de qualquer questionamento, outros até contornáveis. Mas a banca concentrou mais os comentários na parte teórica que na parte criativa, o que, penso eu, estava mais "acabada" do que a parte teórica. Gostei dos acertos da obra, reconheci os erros do texto teórico, alguns inclusive primários, gravemente primários. No entanto, a forma que os componentes da banca usaram para argumentar essas coisas me foi uma gentileza sem igual. Tanto Sanseverino quanto Assis Brasil, apontaram todos os absurdos que cometi na parte teórica com a máxima generosidade. Repito sempre: essa banca não poderia ser melhor.No mais, sai de lá Mestre em Literatura defendendo uma obra poética. De março de 2007 a dezembro de 2008, uma fase importante e feliz da minha vida e formação. Sai de lá alegre, embora os meus professores-exemplos talvez ficassem insatisfeitos (minha impressão) com alguma coisa do meu trabalho. Devem ter razão, ao menos em parte.



















Dia 22 de janeiro de 2009, dia pra ser marcado no calendário. Agradeço e agradeço. Poesia pra ser defendida e escrita como tese de mestrado. Evoé aos mestres! E, sobretudo, aos aprendizes.

Depois, na minha casa, alguns grandes amigos presentes na defesa foram comigo brindar o dia. Não poderia faltar champagne, muitas conversas, leitura de poemas e uns discursos emocionados. Além do pessoal da minha família estavam presentes Gabriela Cavalheiro, Marcelo Noah, Adriano Migliavaccia, Diego Nunes, Andréia Laimer (que me presenteou com a Pasta Rosa de Ana C., maravilha desse meu amor, desses meus amores poéticos),estavam todos alegres e jovens. Assim como eu. Claro que faltaram alguns amigos fundamentais na minha formação e vivência literária: Lorenzo Ribas (que estava viajando) e Telma Scherer(de férias na praia). Carla Laidens, por estar em Londres, também não compareceu, mas com certeza sua presença me foi nítida a todo momento durante a festinha no apartamento da avenida Ganzo. Eis aqui alguns registros do dia.

Que 2009 seja ainda mais belo!