quarta-feira, maio 27, 2015

TUDO FIGURA INDICADO AO PRÊMIO AGES

O livro Tudo Figura, de Diego Petrarca, foi  indicado finalista ao prêmio AGES, organizado pela Associação Gaúcha de Escritores Tudo Figura foi lançado pelo IEL em dezembro de 2014 e está disponível nas livrarias Palavraria e Sapere Aude Livros, em Porto Alegre, também na sede do Instituto Estadual do Livro


domingo, maio 24, 2015

EDUCAÇÃO SENTIMENTAL - 30 ANOS


Há exatos 30 anos o Kid Abelha, lançava seu segundo disco, Educação Sentimental, ainda com Leoni, fundador conceitual da banda. Isso foi alguns meses após a apresentação do grupo no primeiro Rock in Rio. É um clássico do Brock dos anos 80 e o repertório traz canções emblemáticas tanto nas faixas mais melódicas como nas mais embaladas pelo rock.

Um dos melhores discos do Kid Abelha e com um perfil da banda mais visceral, mais concentrado (Paula Toller ainda de cabelos curtos não aloirados e voz adolescente, deliciosamente não maliciosa mais ainda sim sensual, ela própria mais despojada e sem a preocupação em parecer bonita, além das suas parcerias com Leoni que são a medula do Kid Abelha. No disco, Leoni até que aparece solo em algumas faixas). Trata-de de uma identidade e vitalidade do Kid Abelha que talvez jamais tenham recuperado, talvez pela saída de Leoni. Como se o Kid perdesse um elemento/conteúdo implacável: sua "abóbora selvagem".

Junto a Cazuza e Legião Urbana e, mais além, Júlio Barroso, esse disco me fez idolatrar o nosso Brock anos 80 hoje cultuado. Vale pena reouvir e redescobrir o álbum. E se não bastasse o release era de Caetano Veloso, seguem alguns trechos:


- Quando ouvi pela primeira vez a voz de Paulinha no rádio do carro, eu me senti fascinado: estava diante de um fato nu, terno, delicioso e assustador – uma nova geração. Foi emocionante também vê-la cantando com Chico, que contou ter sido Rubem Braga quem lhe chamou atenção para ela. Ela tem um charme discretíssimo.

-Para mim tem sido sempre maravilhoso ouvi-la cantar “Como eu quero”. É curioso que o grupo tenha escolhido o adjetivo “selvagem” para compor o nome nonsense que elegeu para si. Ninguém menos selvagem do que esses garotos urbanos e limpos.

-O que é “selvagem”? Como um eco do passado, a palavra surge aqui indicando a natureza da origem desse acontecimento. O som do Kid é selvagem. O fato de ele às vezes ser interpretado como neo-careta é um engano muito fácil para não ser suspeito.

- O primeiro estímulo para escrever estas notas me veio de um trecho da letra de uma das canções em que o Leoni sola como vocalista. Trata-se da não aceitação (em forma de dúvida) da ideia de que ele chegou atrasado para um Rio de Janeiro realmente bom.