quinta-feira, agosto 11, 2011

POESIA QUE PERGUNTA





Novo módulo da Oficina Literária no Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo.
De 17 de agosto a 23 de novembro de 2011.  12 encontros, toda quarta feira, das 18:00 as 20:00 horas.


DINÂMICA DA SÍNTESE - POESIA QUE PERGUNTA


O objetivo é trabalhar escrita e leitura de textos breves, em verso, cuja estrtura se estabeleça através de poemas-perguntas que, além de propor um diálogo com o leitor, não conta com respostas objetivas, pois a 'dinâmica' do texto é justamente lançar interrogações poéticas que revelam um novo e criativo sentido com a linguagem. Além disso, vamos trabalhar exercícios criativos que sugira uma comunicação com o leitor e possa ser lido como uma conversa.

A função interrogativa do texto, numa abordagem poética, será produzida através da aglutinação (síntese) de efeitos inventivos das perguntas, condensando significados e estabelecendo com o leitor esse diálogo em que a pergunta é lançada não para gerar uma resposta, mas para tornar o olhar livre através das representações curiosas e criativas que os textos vão criar.

A síntese, portanto, será a forma utilizada na construção desses poemas perguntas, o cuidado em deixar apenas o essencial, será trabalhado no objetivo de que as perguntas transmitam apenas o que o máximo de síntese puder permitir. Outros textos de outros gêneros vão servir como matéria prima para a elaboração dos poemas perguntas, no objetivo de desenvolver um processo interpretativo, captando o que há de essencial no texto apresentado, que transformará o texto lido numa peça textual original.


SUTIS COINCIDÊNCIAS