terça-feira, outubro 14, 2014

AUTOR PRESENTE EM NONOAI

No dia 9 de outubro Diego Petrarca vistou a Escola Estadual Maria Dulcina, na cidade de Nonoai, através do projeto Autor Presente, promovido pelo Instituto Estadual do Livro. Nessa quarta visita do autor ao projeto, uma bela recepção e entendimento do que significa uma escola com a equipe integrada e comprometida com a educação, desde o corpo docente, direção e equipe pedagógica. Integração e harmonia e alunos interessados, elementos fundamentais para o processo educativo. Falar de poesia e literatura foi muito fácil num ambiente assim receptivo. 

Os nomes de Juliane Bonfantti Lampugnani (setor pedagógico) e Nelso Dos Santos (direção) também são responsáveis pela Escola Maria Dulcina ser um ótimo lugar de atuação para o professor. Vale destacar a produção de um poema que um dos alunos do quinto ano criou motivado pelo poema Cabelos Molhados e fez questão de entregar ao autor. Nesse visita a Nonoai, foi lançada uma edição especial do livro Cidade Cidades, adotado pela escola.


As atividades do autor na escola foram: bate papo com o ensino médio e quinto ano sobre poesia e criação e pela tarde uma oficina de textos criativos para outros alunos do ensino médio. O histórico da escola e coisas sobre a cidade foram detalhadas ao autor durante sua visita pela equipe da escola. Parabéns ao projeto Autor Presente  por gerar esses encontros e essas trocas em que a educação e a literatura   se integram de modo ainda mais explícito e comovente.

Palavras de Juliane Bonfantti Lampugnani (setor pedagógico)

Venho agradecer o IEL pela oportunidade de participarmos do Projeto Autor Presente. Neste ano pudemos contar com a presença do escritor Diego Petrarca, que nos encantou com seu conhecimento, sabedoria, criatividade e simplicidade. Difícil relatar a experiência vivenciada pelos alunos com a visita do autor, foi um misto de magia, aprendizagens e inspiração. Posso reafirmar minha teoria de que a aprendizagem acontece quando há motivação e afetividade, Diego demonstrou possuir as habilidades capazes de desenvolver nos alunos estas sensações. O resultado não poderia ser outro... Conhecimentos construídos, aprendizagens e muita criatividade. Em pouco tempo teremos muitos alunos poetas no EMADU, e você é o responsável por isso Diego. Parabéns pelo belíssimo trabalho! Virei sua fã! 

Palavras de Nelso Dos Santos (direção)

Dialogar com o Diego, conhecê-lo foi um momento ímpar para nossa escola. Pude apresentar para Ele um pouco da história da escola, do município...Ficou encantado e na expectativa de voltar em 2015.Mais um Projeto que precisa continuar!



  





 


segunda-feira, outubro 13, 2014

POEMA A EM LISBOA

Leitura do poema A, de Diego Petrarca, publicado na primeira edição da Revista virtual SubVersa, representada em Portugal, cidade do Porto, num sarau literário. Ouça o texto  em sotaque lusitano: 

https://soundcloud.com/polifonico-1/subversa-a