sexta-feira, abril 19, 2013

PRODUÇÃO NA REVISTA MTV

A saudosa Revista MTV estreou em 2001 e segui firme até 2007, inúmeras edições e matérias de comportamento, música, cultura e entrevistas com personalidades da literatura, cinema, música e artistas diversos. O espaço para a produção alternativa ganhava destaque também. A revista era comandada pelos jornalistas Mônica Figueiredo e Ze Mangini. Uma vez escrevi para a redação estimulado pela abertura e incentivo aos artistas novos, alternativos. 

A sugestão era abrir um espaço literário, para dar uma ideia do que estava sendo produzido pelos escribas do Brasil. A revista foi super receptiva, até porque outras sugestões desse tipo eram enviadas para a redação. Mônica Figueiredo escreveu dizendo que a coluna SeçãoZona faria parte das edições e meu poema Física Quântica (publicado em 2002 no Livro-Xeróx Banda) integrou a estreia do espaço junto com outros 2 textos. Lembro que o jornalista musical Marcus Preto me escreveu impressionado com o texto, que narrava em versos livres uma menina adolescente que o poema revelava ser estuprada pelo professor de física quântica, a partir daí trocamos alguns mails, letras de música (Marcus Preto revelou ser amigo de um poeta que admiro muito, Antônio Cícero). 

Entre 2001 e 2007 colaborei com este espaço na Revista MTV, sempre com poemas, dos 7 que saíram dois seguem abaixo, ambos lembrando artistas importantes do nosso Rock Brasil, da nossa MPB: Cássia Eller em Blues da Despedida, abril de 2002, composto quando a cantora morreu. E Coroas para Júlio,  setembro de 2003, lembrando o poeta performer Júlio Barroso fundador da Gang 90, que fundou o nosso Brock em 1981.

Em novembro de 2005 saiu uma matéria obre a minha produção poética no espaço Eu Sou, que destacava a produção jovem em diversas áreas. A Revista MTV deixou saudades, porque não se limitava apenas em ser uma extensão da tv, mas uma periódico que tratava sobretudo com respeito e entusiasmo o trabalho e as questões dos jovens de 20 e poucos anos.