quarta-feira, janeiro 07, 2015

IEL EM 4 ANOS

Nesses últimos 4 anos, o Instituto Estadual Do Livro, inicialmente dirigido por Ricardo Silvestrin e logo depois por Laís Chaffe, realizou um trabalho fundamental para a literatura em nosso Estado a partir de inúmeros projetos que fizeram a diferença. Entre tantas iniciativas, a recuperação do Autor Presente e o Plano de Edições, duas marcas históricas do IEL que voltaram a ter destaque e foram reformuladas de modo eficaz. Também a edição da Revista VOX (alguém lembra de algum periódico recente dedicado exclusivamente a literatura por esses pagos?)
Evidentemente, a equipe e a coordenação dessa fase recente do IEL merecem reverência por cuidarem tão bem desse órgão da cultura do nosso estado até então nitidamente abandonado. Escritores, escolas, espaços de cultura e a comunidade sentiram as consequências positivas dessas iniciativas e quem é da área sente e reconhece o quanto isso é importante.
O fato é que o Instituto Estadual Do Livro passou a existir de forma atuante e a literatura foi privilegiada exatamente por isso. Fico orgulhoso de ter participado de algum modo dessas conquistas na companhia de colegas, ser testemunha dessa realidade e acompanhar esse trabalho que é a prova imbatível de que: quando se quer fazer se faz, com qualidade, competência, baixo orçamento, comprometimento e, sobretudo, dedicação. Continuar desse jeito é, no mínimo, um dever dos responsáveis pela cultura do nosso Estado a partir de 2015. Seguem as informações do tanto que foi realizado pelo IEL nos últimos 4 anos.