segunda-feira, novembro 16, 2009

MOSTRA DAS OFICINAS





No dia 12 de novembro, quinta-feira, ocorreu a mostra das oficinas da Descentralização na Região Leste, onde ministrei entre maio e novembro deste 2009 o curso O texto criativo para a turma da comunidade. Além da inclusão de alguns alunos no concurso Histórias de Trabalho, fizemos um biombo ser exposto com os trabalhos manuscritos dos alunos e uma edição extra do jornal A Santa de Casa, que a comunidade organiza. Além disso, editamos o livro Anômalos, pela editora Cidadela, com ISBN e tudo, reunindo os textos dos alunos: CarlosRita e Neide, especialmente para a mostra. Além de apresentar esses mateiras para o público presente, alguns poemas do livro foram lidos na hora.
Como deixei escrito nas orelhas do livro: a convivência durante esses meses na turma do Mato Sampaio foi uma grande experiência literária, acompanhado a produção e o crescimento poético de cada aluno, as conversas, as trocas de textos, tudo isso contribuiu para a solidez do grupo ao longo da oficina.








A outra oficina, ministrada para as crianças, também foi apresentada. As crianças NaieleItielaMiriamLilianRafaela e Ângela, levantaram cartazes com palavras, correspondendo aos cartazes com palavras que eu mesmo apresentava. Depois, os cartazes viraram uma chuva de letras pelo ar.

Duas oficinas, para diferentes faixa-etárias, surpresas poéticas em cada uma delas. No Mato Sampaio, os adultos conquistando sua própria dicção poética, e as crianças, descobrindo o gosto de brincar com letras e palavras ao mesmo tempo em que reconhecem os seus significados.