Caetano Veloso lança novo disco. Das 13 canções, 11 inéditas. O último disco de 2006 Cê, de certa forma, conduziu a produção deste último, que leva nome italiano numa tentativa de Caetano mencionar São Paulo, uma vez que as letras de Zii e Zie descrevem paisagens cariocas. Ou apenas uma desculpa pro título soar com a devida estranheza que o novo disco sugere. Com certeza o novo disco está mais experimental, Caetano quis introduzir ao samba levadas de rock, como se em vez de cavaquinho fossem as guitarras que dessem a régua e o compasso para o desenho das canções. Não é um disco que cativa na primeira audição, ruídos de guitarra, letras de uma poesia que exige uma releitura fora da canção, alguma faixas Caetano muda a voz, talvez com a intenção de intensificar a estranheza sugerida no disco.
Ao longo de 2008, Caetano fez as canções desse novo disco, aprsentando no show Obra em Progresso ao mesmo tempo em que mantinha um blog explicando o processo de composição do disco lançado este ano, mais armado ao longo do ano passado. As canções eram postadas em videos no blog, o que dava uma ideia de como o disco seria. A capa remete a um disco de rock dos anos setenta, algo obscuro que esconde nas cores neutras uma paisagem bonita.
Algumas canções se destacam, soam inclusive simpáticas no meio de tanta estranheza sonora: Sem cais, Falso Leblon (cantada sem esforço porém com resultado lindo) e Diferentemente (já cantada em shows do NortNoites do Norte, de 2001) são as melhores do disco. As facilidades pop como Tarado Ni Você e A Cor Amarela, mais fortes no som que em letra, sugere a intenção Samba di disco. A faixa de abertura, Perdeu, é a mais ousada em termos de construção, uma letra quebradiça com rock derramado nas guitarras, a peça mais exigente em tremos de audição/recepção e, não por acaso, é a faixa que apresenta o disco.
As regravações ressaltam o conceito Samda do disco, dois sambas característicos impressos em forma pop/rock, as releituras ideias de caetano para essa mescla Samba Rock. A única peça em que o cantor toca a política é A Base de Guantánamo, que é basicamente uma frase repetida com vocal sombrio.
Lobão Tem Razão e Por Quem (Caetano com agudo uivando a faixa mais lírica do disco), são canções que mostram uma nova fase na poesia de Veloso. Lapa e Menina da Ria, exemplificam a paisagem do Rio de Janeiro sem deslumbramentos que permeiam o disco.
Caetano Veloso, ao longo de seus 65 anos, e mais de quarenta de carreira, pode lançar o que quiser e como quiser, acredito que ele deva ter essa consciência, e é prazeroso ver essa liberdade num disco que não tem comprometimentos de mercado nem de modismos nem ondas do momento, é o que deu vontade de fazer concebido da forma que lhe foi a mais propícia. Essa atitude é coerente com a trajetória artística de Caetano, a estranheza que convence e cativa a medida que se vai lendoouvindo.