Um dos pais da poesia concreta, o brasileiro Augusto de Campos usa humor e poesia ao falar da vida e obra do pintor, escultor e poeta francês Marcel Duchamp (1887-1968) no livro "Reduchamp". A iconografia do volume foi produzida por Julio Plaza.
Augusto de Campos constrói ensaio-poema com biografia de Duchamp Juntos, Campos e Plaza produzem, com texto e imagens, um poema-ensaio que homenageia e reavalia o legado de Duchamp. Os autores cobrem todo o período criativo do autor, além de trabalhar com detalhes de sua biografia e analisar poeticamente suas obras. Entre os pontos levantados está a forte relação do criador com a obra do poeta simbolista Stéphane Mallarmé (1842-1898), autor de "Brinde Fúnebre e Outros Poemas" e "Contos Indianos" , assim como o pseudônimo feminino de Duchamp, Rrose Sélavy.
Marcel Duchamp vestido com roupas femininas, sob o nome de Rrose Sélavy O artista causou uma revolução na arte, ao torná-la menos visual e mais cerebral. Ele é o inventor dos "ready made", que usam objetos industrializados na construção artística e privilegiam a ideia, ao invés do estilo e da manufatura. Uma de suas produções mais famosas é um vaso sanitário intitulado "A Fonte".
Sua atitude perante a forma de criar influenciou os principais movimentos da arte moderna, como o surrealismo e o dadaísmo. Já o concretismo, é um movimento poético que se desenvolveu na década 1950 e que teve Augusto de Campos, com seu irmão Haroldo de Campos (1929-2003) e Décio Pignatari, como um de seus principais expoentes. O gênero propõe uma maior racionalidade da poesia e uma aproximação da arte gráfica, em detrimento do verso tradicional e da abstração lírica.
Reduchamp foi lançado originalmente em 1976.
Reduchamp foi lançado originalmente em 1976.
Trecho
colhendo a invenção
no trânsito inesperado
do verbal ao não-verbal
uma nova sequência de discos (agora em cores)
veio em 1935
rotoliefs
para serem colocados num toca-discos
discopteca
instruções:
"estes discos, girando a uma velocidade de 33 rotações,
darão impressão de profundidade
e a ilusão de óptica
será mais intensa
com um olho
do q com dois"
a "optique de précision" de duchamp
na sua neutralidade geométrica
(como os ready-mades
no avesso semântico)
responde ao distanciamento que ele quer ter
da "pintura"
conta h.p. roché
q duchamp expôs os rotorelevos
ao grande público
num pequeno "stand"
entre as invenções do "concours lépine"
junto à porta de versalhes
ninguém prestou atenção
o público só se interessava pelas utilidades
domésticas
e ele perdeu longe
para os liquidificadores e incineradores de lixo.
no fim de tudo
duchamp sorriu e disse:
"erro, 100%.
ao menos tudo está claro"
Fonte: Folha.com