Concebido para um trabalho de conclusão de curso e lançado pela editora Azougue Editorial agora em 2011, Dentes da Memória desenvolve a representação da poesia beat no Brasil, concentrada na cidade de São Paulo nos anos 60.
Tendo os poetas Roberto Piva, Claudio Willer, Antonio Fernando de Franceschi e Roberto Bicelli como grupo núcleo, o livro apresenta documentos dessa geração que esteve afinada com a proposta poética e comportamental da poesia beat, em que a vida e a poesia estavam interligadas como duas instâncias inseparáveis. O retrato dessa experiência e período da poesia brasileira merecia esse resgate, porque normalmente a geração de 45 e poesia concreta são as mais constantes referências desse período, seguido da poesia marginal dos anos 70, talvez a mais familiarizada com a identidade beat.
Esse quarteto de autores paulistas fez história e produziram um conteúdo com clara personalidade literária. Dentes da Memória é um livro fundamental e completo nesse sentido, fruto de 4 anos de pesquisa e entrevistas conduzidas pelas jornalistas Renata D'Elia e Camila Hungria.