sábado, dezembro 24, 2011

ANIMAIS POEMAS









O livro Animais, de Arnaldo Antunes e Zaba Moreau, foi sendo concebido durante as gestações dos 4 filhos dos autores, que foram casados 15 anos. Em 1988 começou a produção desse trabalho e agora está sendo lançado pela Editora 34 numa série infanto juvenil. Mas também comovem adultos interessados nas surpresas da linguagem, afinal foi o poeta modernista Oswald de Andrade quem sentenciou: Aprendi com meu filho de 8 anos que a  poesia é a descoberta das oisas que eu nunca vi.

O livro reúne texto e imagem, todas xilogravuras do grupo  Xiloceasa. O trabalho foi lançado em outubro. Cada poema apresenta uma palavra montagem que a ilustração repersenta também num processo de desenho-montagem. Neologismos que sugerem o nome de algum animal e a suspresa do vocábulo: Giralta (remete ao animal girafa assim como uma de suas caracterísiticas, a altura). Ovelã, o animal e sua característica. Ou então Serponte, a serpente que, pelo seu cumprimento, remete a  uma ponte. Livrélula, por exemplo, monta a palavra livro com libélula sem a ver uma relação direta entre os elementos, mas parte da sugestão da palavra.

Um híbrido de texto e imagem que inventam animais trasmutados em poemas, a ilustração representa a figura dessa montagem. Mais um trabalho poético de Arnaldo Antunes, em que a surpresa sintática/semântica convivem sempre criativamente.