quinta-feira, dezembro 22, 2011

A CURVA DA CINTURA




Arnaldo Antunes e Edgar Scandurra estão lançando disco juntos. Trata-se de Curva da Cintura, lançado no início de dezembro. Desde 2009 o guitarrista Edgar Scandura estava acompanhando Arnaldo Antunes em sua turnê do disco Iê Iê Iê. A partir daquele ano iniciram um repertório em parceria. O resultado é esse trabalho com canções inéditas compostas pelos dois, letras de Arnaldo e músicas de Scandurra.

A ideia de fazer o disco foi durante uma série de shows minimalistas que os dois foram apresentando entre 2009 e 2010. A parceria já existe de longa data e agora foi concretizada em disco e repertório especialmente para A Curva da Cintura.

Para o disco, os compositores contaram com o trabalho e experiência musical do africano Toumani Diabaté, que costura o disco com seu instrumento típico da região de Mali, a Kora, uma harpa de 12 cordas que é símbolo cultural daquela terra. Após um show no Rio de Janeiro que os três artistas dividiram, nasceu a ideia de fazer um trabalho coletivo.

As gravações foram realizadas entre São Paulo e Bamako, capital de Mali, onde mora o músico africano. O resultado foi um cd e Dvd lançados juntos. O cd traz 11 parcerias novíssimas de Arnaldo Antunes e Scandurra. Letras inspiradas de Arnaldo, que carrega na poesia, entre canções líricas, metamusicais, entre outras, e as guitarras de Edgar Scandurra, tudo pontuado pela Kora de Toumani. Há também uma parceria de Arnaldo com o músico de Mali, além de faixas instrumentais compostas pelo africano. Também peças solo do ex guitarrista do Ira! e uma parceria de Arnaldo com Paulo Miklos e Liminha, Grãos de Chão.

O conceito do trabalho composicional de Arnaldo e Scandurra vem somado a uma integração África/Brasil pela presença do instrumentista e pelo clima que a Kora acentua ao disco. O dvd, que acompanha o disco, exibe um belo documentário onde a produção/gravação do cd aparecem junto com a convivência e integração dos artistas brasileiros em terras africanas: a interação com o povo e diálogo artísitco com Toumani e outros artistas da região. Outro trabalho sensacional para fechar o ano de 2011. A Curva da Cintura.

http://www.acurvadacintura.com.br/


Que me continua (Arnaldo/Scandurra)

Se ando cheio, me dilua.
Se estou no meio, conclua.
Se perco o freio, me obstrua.
Se me arruinei, reconstrua.

Se sou um fruto, me roa.
Se viro um muro, me rua.
Se te machuco, me doa.
Se sou futuro, evolua.

Você que me continua.

Se eu não crescer, me destrua.
Se eu obcecar, me distraia.
Se me ganhar, distribua.
Se me perder, subtraia.

Se estou no céu, me abençoe.
Se eu sou seu, me possua.
Se dou um duro, me sue.
Se sou tão puro, polua.

Você que me continua.

Se sou voraz, me sacie.
Se for demais, atenue.
Se fico atrás, assobie.
Se estou em paz, tumultue.

Se eu agonio, me alivie.
Se me entedio, me dê rua.
Se te bloqueio, desvie.
Se dou recheio, usufrua.