sexta-feira, junho 20, 2008

PROGRAMA DE RÁDIO É LITERATURA

Diego Petrarca e a equipe que comandou a cerimônia de premiação dos 2 concursos


No dia 18 de junho, as 19:30, no teatro Túlio Piva, em Porto Alegre, foi a cerimônia de entrega dos concursos Histórias de Trabalho e Poemas no Ônibus, enevtos literários tradicionais promovidos pela Secretaria de Cultura do Município. Diego Petrarca está presente nas duas antologias (Histórias de Trabalho, 14 edição, e Poemas no ônibus, 16 edição) com os poemas Descrição da Dançarina e Mais que a Sede, respectivamente.


A cerimônia de entrega contou com a participação do Secretário da Cultura Sérgius Gonzaga, entrevistado por Fabio Godoh e Marcelo Noah, que comandaram a entrega dos prêmios com um formato de programa de rádio, chamando os vencedoras ao palco e intercalando com falas espertas sobre literatura e poesia. O locutor da rádio ipanema integrou a equipe, juntamente com as inserções musicais divinas maravilhosas do Maestro Vargas e o canto da moça que o acompanhava: juntos, cantaram Marina e Felicidade. Momento lindo!


Fabiano Gummo comandou a produção do espetáculo, luzes e cenário, e uma linda menina vestida de dourado entregava aos vencedores seus prêmios a medida em que eram chamados no palco.


Para mim, especialmente, foi muito bom participar de um evento comandado pelos meus amigos Fabio e Marcelo, além da participação de outro amigo, Felipe Vargas. De certo modo, mais que premiação e o aproveitamento dos poemeus nos livros que referem a concursos literários estabelecidos na cidade, foi poder dividir isso com esses amigos de longa data, pessoas que me identifico identificando neles minha própria paixão pela literatura, essa coincidência me foi a grande celebração desse dia, absolutamente. Fabio e Marcelo destacaram minha participação nos dois concursos, ressaltando minha atividade poética, além de simpáticas referências a meu nome (mais carinhosas que necessariamente reias) no decorrer da cerimônia. Eu sempre acredito neles.


A partir de agosto, o poema Mais que a Sede estará circulando nos coletivos da cidade. Interessante a idéia do poema-cartaz, editada na janela de um ônibus, numa leitura em movimento, um livro-poema-pôster. E a antologia Histórias de Trabalho (poema pág.141) está editada, para adquirir seu exemplar, a Livraria Ilhota, da Coordenação do Livro e da Literatura tem para vender, assim como a antologia dos Poemas do Ônibus, 16 edição.