quarta-feira, janeiro 11, 2017

RETRÔ 2016

Embora o ano de 2016 tenha se revelado tenebroso em alguns aspectos (talvez não seja exatamente o ano mas a coincidência de que alguns amargores tenham desaguado nesse ano) seguem aqui uma síntese do que me ocorreu nesse período em que se consagra o terceiro ano da primeira fase do quinto tempo. Mapeamento subjetivo. 

O ano começou acompanhado o desenvolvimento e crescimento da nossa Alice, e depois a comemoração do seu 1 aniversário em novembro com um piquenique no Parque Germânia, (dia 11 de dezembro) com as famílias e a presença de amigos queridos e um poema chamado Alice Ri lido em coro por todos para brindar a aniversariante bebê. Esse ano de 2016 aprendi (aprendemos) muitas coisas ao perceber a Alice crescer, todos os detalhes, rituais, rotina e concentração que a condição de pai/mãe exige. Com certeza tivemos Andreia e eu serenidade, foco e fôlego para estar presente e cumprir as tarefas (que soam também como diversão e algum prazer) e acompanhar a Alice se desenvolver. Foi importante termos a consciência disso tudo.

Destaque para a ida habitual para o nosso litoral, as duas vezes ao lado do nosso amigo irmão Rodrigo Abrahão, o clima de mar e vento nos reabasteceu e deu a energia necessária para seguir 2016, além de  poder apresentar o mar para a Alice. Sempre embalado pelo disco Banda do Mar (da banda luso-brasileira composta por Marcelo Camelo, Mallu Magalhães e Fred Ferreira) lançado em 2014, essas canções me serviram de mantras espirituais e fecharam em muitos aspectos com a temática do que percebo como desejo nessa fase da vida. Uma trilha sonora onde idealizei projetos e possibilidades em parte cumpridas ou plenamente possíveis. As letras e as canções serviam de pano de fundo para a projeção daquelas propostas lançadas nesse disco.

Infelizmente no ano de 2016 se pode ver a arbitrariedade política e visíveis desrespeitos a coisas que já tínhamos como conquistas democráticas, um ano onde a intolerância ficou no limite por algumas circunstâncias em que jamais pensamos assistir. Um ano onde a Cultura e a educação balançaram seus alicerces  pela péssima orientação pelas quais elas foram submetidas.  Pelo menos não faltaram atitudes e reações. Evoé Sapere Aude! Evoé Palavraria livros!

Destaque para a leitura de poemas do livro Olhos da Noite de Paulo Ohar, numa das edições do Sarau das Seis. Também as aulas de Literatura, Português e Redação na escola em que leciono, e uma boa sensação de pertencimento durante a rotina e o convívio na escola e no diálogo com os alunos. A série de poemas Haicais Carimbados  ao longo do ano, um modo de projetar a poesia em outro suporte e outra forma gráfica de expor o poema: palavras simples combinando potências de significado encravado no cotidiano e aguçado pelo percepção, não apenas prática literária mas treino espiritual.  O prefácio para o livros de ex alunos (salve Domingos e Auber e Nagel) de oficinas literárias (leituras durantes esses lançamentos), a colaboração na compilação de poemas para a intervenção Cultura pela Democracia, a participação com poesia em mais uma edição do projeto Cidade Poesia.  As assessorias literárias, a produção do belo livro de contos Moinho Velho, de Maria Elizabeth Knopf e as leituras durante o lançamento no MEME Santo de Casa. O bate papo em edição única no Salão de Beleza Shape com a escritora Ana Mello e as leituras de seus escritos. A oficina literária Poesia de Uma Linha durante a Feira do Livro além da leitura e apresentação do livro Poema Sujo - 40 anos, do poeta Ferreira Gullar (também uma apresentação com outro formato do mesmo livro no espaço Aldeia em julho). E Ferreira Gullar  partiu também nesse ano e já bastou para que 2016 fosse um ano ruim de digerir. A partida de Gullar me teve um peso enorme dada sua importância para a  minha formação poética. Colaborei com o programa de rádio online Ligações Perigosas que rodou algumas leituras de poemas de Gullar para homenageá-lo. O grito de apoio da comunidade cultural a favor da TVE e FM Cultura lá no MEME. Novas leituras obre a Senhora Poesia, o belo e fundamental livro com as entrevistas de Allen Ginsberg: Mente Espontânea! A voz de Maria Bethânia e a canção de João Donato e Péricles Cavalcanti.Os poemas de Francisco Alvim e as Memórias Sentimentais de Oswald de Andrade. E no fim do ano a redescoberta da Shangrilá de Rita Lee. A produção de poemas novos, novas formas visuais e de elaboração poética esboçando um novo livro por enquanto chamado de Carnaval Subjetivo. Novos projetos poéticos estão na pauta para 2017.

2016 foi um ano para aprender a respirar e onde alguns aspectos vitais se solidificaram, um ano de perceber que o passo dado adiante na vida agora pede e abre espaço. Deus me livre de ter medo agora/Depois que eu já me joguei no mundo/Deus me livre de ter medo agora/Depois que eu já pus os pés no fundo. Ano em que a serenidade reaprendeu a dialogar com a paz de espírito dentro aqui. Que seja e siga assim. 

Minha caravela/vai seguindo o rumo, ê.  

Que venha Bem 2017!